BRANDING
“A identidade é causa;
marca é o efeito.”
Larry Ackerman
Branding, ou gestão de marcas, como é muito conhecido por aqui, é um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da percepção de seu consumidor em relação à sua empresa de forma positiva – ou seja, como você gostaria que ele a interpretasse.
Ele corresponde à identidade, que precisa ser única em todos os pontos de contato, e ter ligação com os interesses e necessidades do público que se pretende atrair. Por isso, é correto afirmar que branding é, na verdade, a percepção de seus clientes em relação à sua marca, e não o que você gostaria que ela fosse.
Por esse motivo é importante para as marcas trabalharem a sua gestão e auxiliarem a construir esta percepção sobre a sua empresa, produtos e serviços, por meio das experiências dos consumidores com a marca. Os esforços em branding geram reputação e reconhecimento para a melhoria dos resultados do negócio e até mesmo a redução de investimentos empublicidade e propaganda – no médio e no longo prazo, é claro.
ESTRATÉGIA
“Por mais brilhante que a estratégia seja,
você deve sempre olhar para os resultados.”
Winston Churchill
A palavra estratégia vem do grego “strategos” a arte do general.
A estratégia da empresa consiste do conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. A estratégia é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho.
A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra,que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser.
A primeira análise sobre estratégia é que ela tem compromisso com a ação. Os executivos e gerentes tomam decisões o tempo todo, o que presumivelmente os comprometerá a fazer alguma coisa, mas nem todas são decisões estratégicas.
Pelo termo estratégicas em geral, entendemos decisões que:
Têm efeito abrangente e por isso são significativas na parte da organização à qual a estratégia se refere;
Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente;
Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo.
Logo, uma estratégia é o padrão global de decisões de ações que posicionam a organização em seu ambiente e têm o objetivo de faze-la atingir seus objetivos de longo prazo.
Existem vários conceitos e interpretações sobre o que é ser estratégico, sendo que todos estão associados ao conceito de escolha de rumo, um caminho, que uma vez constatado onde está localizado, decide-se aonde se quer chegar, relacionando-se direta ou indiretamente a noções de planejamento.
A estratégia e os objetivos descrevem um conceito do campo de atuação da empresa. Eles especificam o volume, a área e as direções do crescimento, os principais pontos fortes e meta de responsabilidade.