top of page

CONTEÚDO

“Minha coroa é chamada de conteúdo, uma coroa que raramente os reis disfrutam”

William Shakespare

Há quem pense que a criação de conteúdo se restrinja à produção de textos ou imagens. Ledo engano. Trata-se de uma tarefa mais abrangente e complexa. Conteúdo pode – e deve – ser entendido como um emaranhado de dados que necessariamente passará por um filtro até chegar ao seu destinatário.

É dizer, conteúdo é mais do que palavras, é todo tipo de informação. Em suma: conteúdo é informação. Desse modo e diante de uma rotina cada vez mais conectada, temos a equação da redação/criação web que é um híbrido entre a escrita jornalística + redação publicitária.

Nesse cenário, o que fará a diferença já não é o sobre o que se fala, mas como se fala. Para criar bons conteúdos, por exemplo, é preciso considerar os seguintes fatores, que são indissociáveis:

– Qual é o objetivo da comunicação?: saber o que se pretende com o conteúdo – se engajar, informar ou divertir – é essencial para que ele seja dimensionado e conduzido da maneira correta;

– Por que escrever/criar?: este fator é diretamente ligado ao primeiro, isso porque é preciso ter um porquê, um motivo envolvido na criação;

– Para que serve? E o que eles, os leitores, farão com a sua informação?: os leitores “ganharão” o que com sua publicação? Irão se divertir? Conhecer mais sobre determinado assunto? É um aspecto novo sobre um assunto já de conhecimento comum? Lembre-se de que as pessoas são seres sociáveis e que para apreciar e, principalmente, compartilhar seu conteúdo é preciso que ele o toque de alguma maneira. Em suma, que ele contribua para a imagem que o usuário tem de si ou quer transmitir.

Apenas para ilustrar essa ideia, vale mencionar a Coca-cola, que tem mais de 60 milhões de curtidas em sua página oficial no Facebook, não por acaso. Seus conteúdos são criados com base em comentários e sugestões de seus clientes.

Parece redundante afirmar que o foco do conteúdo é o usuário. Porém, como a tendência é apontar para a necessidade da qualidade do conteúdo, é preciso lembrá-los de que conteúdo de qualidade é aquele bom para os seus leitores, e, claro, que interesse aos motores de busca a cada dia mais exigentes. Isso porque conteúdo de qualidade constrói reputação e, por sua vez, confiança.

Para isso, elabore estratégias que unam todos os setores e tipos de criadores de conteúdo, ou seja, vídeos, imagens, textos para blogs e outras mídias sociais – lembrando que tudo isso deve ser padronizado de acordo com as preferências de seus públicos e de acordo com a imagem que se desejar passar.

CRIATIVIDADE

"A criatividade penetra o mundano para encontrar o brilhante"

Bill Moyers

A criatividade pode receber várias definições a partir do ponto do vista com que é questionada. Sob o ponto de vista humano, a criatividade é uma qualidade adquirida e iniciada na infância que busca em idéias a fonte para criar novas coisas. Durante essa fase é que o potencial criativo é ou não ativado. Esse, que é a capacidade de produzir e transformar o ambiente segundo as necessidades, se desenvolve graças aos estímulos e elogios que a criança recebe de outras pessoas. 

A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. Pessoas criativas possuem comportamentos diferentes: são curiosas ao extremo, são persistentes, são bem humoradas, são independentes em seus atos e responsáveis por tais, possui rápida desenvoltura em atividades, fácil percepção, habilidade no aprendizado e ainda são grandes visionárias, já que conseguem prever as conseqüências possíveis de ocorrer em suas criações por erros ou imprevistos.

A criatividade é uma qualidade que pode também se desenvolver após a infância. Para isso deve-se adquirir hábitos como dormir no mínimo oito horas, anotar idéias que surgem no decorrer do dia para executá-las, caminhar ao ar livre, evitar locais que enfraquecem o cérebro com barulhos e excessos, traçar objetivos, utilizar o tempo ocioso a favor da criatividade, sempre fazer anotações, ser curioso em todos os aspectos. 

Como dizia Thomas Edison “Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração”. E ainda Bernard Shaw (filósofo) “As pessoas que vencem nesse mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam”.

infinity preto.png
bottom of page